domingo, 5 de setembro de 2010

Fotonovela

Universidade Aberta do Brasil-UAB/UNB

Instituto de Artes

Departamento de Artes Visuais

Licenciatura em Artes Visuais

Tecnologia Contemporânea na Escola 3

Professor Tutor: Raquel Nava Rodrigues

Discente: Adriano José Apolinário Matricula:09/0052218

Alice Gomes De Almeida

José Arnoudo Pereira Nunes

Atividade: Fotonovela

Data: 04/09/2010

Nas ondas do Ensino

A historia de vida de Alice Gomes De Almeida, Adriano José Apolinário e José Arnoudo Pereira Nunes.

Como muitas outras começam com um sentido positivo ao serem aprovados pelo vestibular da UAB/UnB do curso de licenciatura em Artes Visuais.

Ambos os discentes nessa educação constante tem procurados desenvolverem estratégias de um ensino de qualidade numa aprendizagem significativa, buscando um ensino que contemplem uma formação baseada no desenvolvimento de competências e procurando desenvolverem habilidades, ao mesmo tempo a busca para o desenvolvimento de uma visão ampla das grandes áreas do conhecimento em busca de estabelecerem uma relação e para que possam realizar transferências que lhes possibilitem continuarem aprendendo.

O momento desafia esses três discente e o desafio hoje para eles é uma incessante busca pelos conceitos e compreensão de aprendizagens e procedimentos, normas e atitudes. Nessa perspectiva eles consideram como propósito transforma-se em profissionais que não só aplica conhecimento mais que também produzem conhecimento.

Para eles cursar Artes Visuais é atender a convocação de uma realidade que lhes impõem como irrefutável condição para que possam senti-se aceitos e ambientados na sociedade.

Roteiro

Personagens: Alice Gomes de Almeida

Adriano José Apolinário

José Arnoudo Pereira Nunes

Espaço: Residência do discente José Arnoudo Pereira Nunes

Alice: Neste ensino à distancia que muito me possibilitou no meu desenvolvimento no uso das novas tecnologias de informática onde a interação de minhas dúvidas estão sempre em tempo real.

Adriano: Através deste curso desenvolvi um conhecimento significante, tanto intelectual quanto tecnológico.

José Arnoudo: O que me deixa muito entusiasmado, é que a UnB se apóia nos pilares da ética, da cidadania, para garantir um ensino de alta qualidade e promover o desenvolvimento humano e profissional de seus estudantes.

Alice: José Arnoudo, o que você teia para acrescentar sobre o propósito do curso de Artes Visuais?

José Arnoudo: É uma educação compreendida como sistema aberto, vivo, que troca energia com o meio. Uma nova educação em que tudo está em movimento, em processo, o conhecimento em constante construção, mediante interações, transformações, e enriquecimento mútuos.

Adriano: considerando o ponto de vista do José Arnoudo de que quando o ensino vai além, o conhecimento ganha vida, além das aulas teóricas eu vejo nas aulas práticas deste curso de licenciatura, onde se une educação e pensamento com muita ação e trabalho, as oficinas das disciplinas tem colaborado com o desenvolvimento do nosso saber e do nosso fazer.

José: Alice, você concorda com o ponto de vista do Adriano?

Alice: Concordo sim Arnoudo, porque este curso procura desenvolver nos alunos para que eles aprendam construam os seus conhecimentos e habilidades de forma interdisciplinar e colaborativas, fundamentado em estudos teóricos e práticos.

José: Alice e Adriano, este curso de Artes Visuais tem como sentido primordial em que procurará desenvolver nos alunos a visão crítica do mundo artístico e de seus meios de produção, atualizando também, o nosso conhecimento em relação a história do ensino da Arte no Brasil, suas influencias e tendências metodológicas

Adriano: Alice e Arnoudo, o que venho percebendo neste curso é que vem sendo desenvolvido mecanismo para nortear os alunos com atividades avaliativas da aprendizagem, segundo uma concepção que resgate e revalorize a avaliação como informação e tomada de consciência de problemas e dificuldades, com o fim de resolvê-los para estimular e orientar a auto-avaliação.

Alice: As disciplinas até então estudadas trata o conhecimento de forma contextualizada, tendo em conta a realidade social e cultural de cada região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário