domingo, 19 de setembro de 2010

Videoarte

TERROR

Adriano José Apolinário, Alice Gomes De Almeida, José Arnoudo Pereira Nunes.

No mundo que vivemos nos defrontamos em um universo voltado em um passaporte para o sobrenatural, observamos um grande êxito o tema terror que a muito vem sendo explorado pelas grandes mídias da indústria cinematográfica internacional.

As estatísticas nos revelam que a sociedade sempre esteve propensa na admiração pelo mistério, pelo horror e pelo sobrenatural, tomando como base o cinema nacional exemplificarei a série de filmes do Zé do caixão, com grande foi o sucesso em seus filmes de horrores.

Nesse sentido o encontro com o insólito favorece um encontro favorável a parapsicologia o que torna visível a exploração estabelecida que as religiões nos últimos anos venham se utilizando na terapia de técnico em exorcismo. Esses fenômenos mentais provocados pelo terror o que vem sendo estudado por diversas denominações sempre influenciou a paranormalidade e a psicologia sobre a influência de outras ciências como a física e a biologia os psicólogos passaram a investigações conforme as suas tendências o que tem contribuído na importância em mudanças direcionadas no estudo psicológico onde se busca resposta as dúvidas do homem sobre a criação.

Diante desses fenômenos relacionados ao terror, a psicanálise foi criada entre 1885 e 1939 por Sigmund Freud que interpretou a doença mental como sendo provenientes de desvio de personalidade problemas surgidos durante o crescimento e outros fatores originados externamente. Os processos mentais e suas implicações no comportamento humano são os principais objetos de estudos da psicologia relacionada ao terror procurando explicar o indivíduo no seu intimo nos mostrando como lidar com as pessoas e como podemos lidar com as pessoas e como podemos atuar na sociedade sem ultrapassar os limites dos outros e o limite de nós mesmos.

Vivemos inseridos numa sociedade onde todos são diferentes. Se obtivermos um pouco de conhecimento sobre o que venha ser o fenômeno terror ficará mais fácil lidar com as pessoas de uma forma harmoniosa e saudável. É importante ressaltar que a psicologia não nos dá uma fórmula do melhor caminho para compreendermos as ações do terror, mas nos ensina a enxergar nosso interior e a ouvi-lo, para decidirmos o que é melhor para nós mesmos. Neste cenário relacionado ao terror, vemos as ciências sociais estudando nações e grupos humanos, a qual focaliza a atenção sobre o individuo e suas atividades durante toda sua vida, desde o período embrionário continuando pela infância, meninice e adolescência, até a maturidade.

A psicanálise de Sigmund Freud especializou-se no tratamento neurótico as quais se caracteriza por ansiedade excessiva em alguns casos, depressão, fadiga, insônia, paralisia e outros sintomas relacionados a conflitos, tensões e horrores.

Referências Bibliográficas

Psicologia moderna, WALDIR, Astrid Gambardella, São Paulo DCL, 2005.

Um comentário:

  1. Professor Adriano, eu achei o seu blog muito interessante.Agradavel da gente ler.Estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos por eles juntos para que possamos unir o Brasil. Um abraço de verdade
    http;//josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir