sábado, 23 de junho de 2012

Meu Projeto


Universidade Aberta do Brasil-UAB/UNB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 UAB2
Professora Supervisora: Thérèse Hofmann Gatti
Professora Tutora: Marilia Saenger Santos
Discente: Adriano José Apolinário    Matricula:09/0052218
Atividade: Meu Projeto.
Data: 23/06/2012
O meu projeto foi executado dia 06/06/12, as 15:30, na Escola Instituto Santa Juliana, na sala da Coordenação Pedagógica, para as professoras da Disciplina de Artes, assim na referida só tem três professoras, assim convidei mais professores de outras escolas, inclusive os alunos do Curso de Licenciatura de Artes Visuais, mais não poderão comparecer, assim apresentei para cinco professoras.
Assim segui passo a passo a metodologia do projeto.
 Metodologia
·         Entreguei uma semana adiantada o convite, para a exposição do projeto;
·         No dia da exposição iniciei cumprimentando a todos com uma boa tarde, fiz a leitura de um texto reflexivo, em seguida apresentei o projeto;
·         Abri uma discussão prévia sobre a nova metodologia de ensino de artes;
·         Apresentação em slides falando dos conteúdos: Os Benefícios das Inovações Tecnológicas Em Sala de Aula, Terceira Revolução Industrial e a Arte Contemporânea, assim fizemos a leitura e comentários.
·         Uma pausa para dialogar sobre a apresentação;
·         Apresentação em slides de metodologias trabalhada por professores de arte que são formados em outras áreas do conhecimento;
·         Socialização dos professores comparando as duas metodologias de trabalho na área de arte;
·         Distribui folhas de papel sem pauta para as professoras desenvolverem um pequeno texto falando de suas opiniões sobre o projeto e se essa nova metodologia facilita a aprendizagem.
·         Contextualização e avaliação dos argumentos discutidos pelas professoras no final da apresentação do projeto;
Assim a apresentação foi muito interessante procurei interagir com as professoras, mesmas gostaram muito, falaram que é um tema muito bom tendo em vista que é uma realidade em Sena Madureira, assim colocarei o depoimento das professoras referente o meu projeto:
Análise do Projeto
Professor: Adriano José Apolinário
Metodologia do século XXI para a melhoria do ensino de artes em Sena Madureira com o auxílio da história.
De acordo com a apresentação do projeto do aluno acima citado, detectamos que o mesmo está preocupado com as metodologias que as escolas públicas do município estão aplicando na disciplina de Artes, pois no referido projeto o professor propõe metodologias criativas e inovadoras associadas à tecnologia.
Diante do exposto, podemos concluir que essas metodologias são de suma importância para uma educação de qualidade considerando que a disciplina de Artes é um pilar para o desenvolvimento cultural do aluno.
Assim baseado no comentário das professoras conclui que o trabalho foi bom, consegui alcançar o meu objetivo e o mais importante o público gostou do trabalho e da iniciativa de procurar mudança para a situação do ensino artístico de Sena Madureira. Com termino as 17:00 horas.




Fotos da Exposição do Projeto














 Depois dessa exposição na Escola Instituto Santa Juliana, todos os alunos tornaram expor seus projetos e comentar como foi as exposições, assim realizamos essa apresentação no Pólo, foi um trabalho muito bom, foi uma forma de saber que todos os trabalhos foram bem apresentados, e as pessoas que tiveram a oportunidade de participar das exposições gostaram e elogiaram o nosso trabalho.
Foi uma experiência nova muito gratificante ter pessoas observando nosso trabalho e interessadas pelas nossas ideias, para um ensino de arte com qualidade e metodologias inovadoras.
Assim utilizei um material didático em forma de apresentação de slides.

  
Dessa forma essa apresentação me ajudou muito porque foi uma de apresentar os três: Os benefícios das inovações tecnológicas em sala de aula, Terceira revolução industrial, Arte contemporânea. Esses textos foram utilizados no projeto como fonte pesquisa, assim foi uma forma de apresentar resumidamente em slides.
Assim segue as fotos da exposição do Pólo. 










 Essa última foto, é a exposição do José Arnoudo, que o mesmo apresentou no Pólo, no dia da apresentação do resultado dos projetos, assim o seu trabalho ficou muito bom o mesmo conseguiu resgatar historicamente através das exposições realizadas das fotografias do ensino da arte em Sena Madureira, a beleza do trabalho prestado pelas Servas de Maria Reparadoras.









Nenhum comentário:

Postar um comentário