segunda-feira, 28 de maio de 2012

Versão Final do Projeto


Universidade Aberta do Brasil-UAB/UNB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 UAB2
Professora Supervisora: Thérèse Hofmann Gatti
Professora Tutora: Marilia Saenger Santos
Discente: Adriano José Apolinário    Matricula:09/0052218
Atividade: Entrega da versão final do projeto
Data: 05/05/2012
A metodologia do século XXI para a melhoria do ensino de artes em Sena Madureira com o auxílio da história.
Apresentação do tema
“O uso de tecnologia em Artes não acontece somente em nossos dias. A arte, em todos os tempos, sempre se valeu das inovações tecnológicas para seus propósitos. Até mesmo porque seu ideal de transcendência ao comum necessita do que está disponível, para que algo seja criado. Nesse sentido, a gravura, o cinema e a fotografia, por exemplo, levaram algum tempo para serem reconhecidos como arte; mas assim que isso aconteceu, outras foram as tecnologias que surgiram e outros os questionamentos. Pode-se dizer, mesmo, que, algumas vezes, foi a Arte que impulsionou o aparecimento de tecnologias: não houvesse a preocupação estética com a imagem, com o design, não haveria a diversidade de programas para seu tratamento e aprimoramento.” (PIMENTEL. Lucia Gouvêa, p.114)

É através da globalização que buscaremos essa solução mostrada na citação inicial acreditamos que é por meio do trabalho com temas relacionados com a tecnologia e, evidentemente os assuntos que chamam mais atenção dos alunos que vamos, inserir o ensino artístico na programação diária tecnológica e globalizada que os mesmos realizam diariamente, tendo de forma interdisciplinar a contribuição da disciplina de história, para levantar discussões sobre os conteúdos e metodologias utilizadas anteriormente que não deram certo, na evolução da aprendizagem escolar de Sena Madureira.
Motivação
Conhecendo a realidade de Sena Madureira, e vivenciada no ano de 2011 nas  Disciplinas de Estágios Supervisionados, que tive a oportunidade de obsevar, auxiliar e lecionar, nas séries do ensino fundamental, e pela experiência que tenho como professor, tendo em vista que leciono há seis anos, para o 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Boa Vontade, assim percebemos muita irregularidades no ensino de arte, dessa forma vejo a necessidade de inserir a tecnologia na metodologia dos professores, para que o sucesso, da aprendizagem chegue ao nível tecnológico que a nossa era se encontra atualmente.
Objetivo geral
O objetivo desse projeto é transmitir para os professores, que a Disciplina de Arte deve ser trabalhada também com as tecnologias que possuímos, em relação à era digital que estamos nesse sentido pretendo apresentar a arte contemporânea, assunto esse que sentimos falta na educação artística do município, é uma forma dos professores entenderem que a disciplina de arte, principalmente o conteúdo Arte Contemporânea deve ser trabalhada com o auxilio da área tecnológica, quero utilizar dois textos, para embasar mais os argumentos dos professores, Os Benefícios das Inovações Tecnológicas Em Sala de Aula e a Terceira Revolução Industrial.  


Objetivos específicos de Arte
·         Mostrar que através dessa metodologia a aula se torna mais proveitosa e atrai mais atenção dos alunos.
·         Registrar a opinião do público sobre a proposta apresentada.
·         Contextualizar a importância de inserir a tecnologia, pois contribuirá para inclusão digital.
Objetivo específico de história
·         Perceber o quanto a arte evoluiu desde o período da pré-história até a arte contemporânea.
·         Apresentar através de comentários sobre a Revolução Tecnocientífica.
·         Contextualizar sobre o ensino de arte antigamente no município e como pretendemos modificar  com a nova metodologia o nosso presente.
Público alvo
O projeto A metodologia do século XXI para a melhoria do ensino de artes em Sena Madureira com o auxílio da história.
O meu público alvo será os professores que lecionam a Disciplina de Artes na Escola Instituto Santa Juliana, que serão os avaliadores do projeto, assim pretendo mostrar que utilizando a tecnologia no ensino artístico facilita a aprendizagem dos alunos por isso quero apresentar para os docentes, nesse sentido é uma nova metodologia de ensino e aprendizagem de arte para a Escola.
 Metodologia
·         Entregarei uma semana adiantada o convite, para a exposição do projeto;
·         No dia da exposição iniciarei cumprimentando a todos com um bom dia, farei a leitura de um texto reflexivo, em seguida apresentarei o projeto;
·         Abrirei uma discussão prévia sobre a nova metodologia de ensino de artes;
·         Apresentação em slides falando dos conteúdos: Os Benefícios das Inovações Tecnológicas Em Sala de Aula, Terceira Revolução Industrial e a Arte Contemporânea, assim faremos leitura e comentários.
·         Uma pausa para dialogar sobre a apresentação;
·         Apresentação em slides de metodologias trabalhada por professores de arte que são formados em outras áreas do conhecimento;
·         Socialização dos professores comparando as duas metodologias de trabalho na área de arte;
·         Distribuirei folhas de papel com pauta para os professores desenvolverem um pequeno texto falando de suas opiniões sobre o projeto e se essa nova metodologia facilita a aprendizagem.
·         Contextualização e avaliação dos argumentos discutidos pelos professores no final da apresentação do projeto;
Recursos
·         Slides do projeto;
·         Notebook;
·         Data show;
·         Papel com pauta;
·         Caneta;
·         Quadro magnético;
·         Pincel para quadro magnético;

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Beba Almeida, Os benefícios das inovações tecnológicas em sala de aula, [online] disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2839710, Acessado em: 21de abril de 2012. O mesmo pretendo distribuir cópias para os alunos para realizarmos o debate sobre o assunto.
Eduardo Freitas, Terceira Revolução Industrial, [online] disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm, Acessado em: 04 de maio de 2012. O mesmo pretendo distribuir cópias para os alunos para realizarmos o debate sobre o assunto.
Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais, Arte Contemporânea, [online] disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=354, Acessado em 04 de maio de 2012. O mesmo pretendo distribuir cópias para os alunos para realizarmos o debate sobre o assunto.
http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-globalizacao-mundializacao-do-capitalismo.html, Acessado em: 20 de agosto de 2011.
http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/, Acessado em: 22 de agosto de 2011.
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1718298-que-%C3%A9-globaliza%C3%A7%C3%A3o/ Acessado em: 03 de Setembro de 2011.
 MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.
SOARES, Magda Becker, Letramento: um tema em três gêneros Belo Horizonte: Autêntica. (1998).
Inquietações e mudanças no ensino da arte/ Ana Mae Barbosa (org.). -4.ed.- São Paulo: Cortez, 2008.
Parte superior do formulário

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriano!

    Muito bom seu blog, seu projeto irá contribuir de forma significativa, ele possui conhecimentos construtivos.

    ResponderExcluir