Universidade Aberta do Brasil-UAB/UNB
Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Licenciatura em Artes Visuais
Projeto Interdisciplinar de Ensino e Aprendizagem 2 UAB2
Professora Supervisora: Thérèse Hofmann Gatti
Professora Tutora:
Marilia Saenger Santos
Discente:
Adriano José Apolinário Matricula:09/0052218
Atividade:
Entrega da versão final do projeto
Data: 05/05/2012
A metodologia do século XXI para a melhoria do ensino de artes em Sena
Madureira com o auxílio da história.
Apresentação do tema
“O
uso de tecnologia em Artes não acontece somente em nossos dias. A arte, em
todos os tempos, sempre se valeu das inovações tecnológicas para seus
propósitos. Até mesmo porque seu ideal de transcendência ao comum necessita do
que está disponível, para que algo seja criado. Nesse sentido, a gravura, o
cinema e a fotografia, por exemplo, levaram algum tempo para serem reconhecidos
como arte; mas assim que isso aconteceu, outras foram as tecnologias que
surgiram e outros os questionamentos. Pode-se dizer, mesmo, que, algumas vezes,
foi a Arte que impulsionou o aparecimento de tecnologias: não houvesse a
preocupação estética com a imagem, com o design, não haveria a
diversidade de programas para seu tratamento e aprimoramento.” (PIMENTEL. Lucia
Gouvêa, p.114)
É
através da globalização que buscaremos essa solução mostrada na citação inicial
acreditamos que é por meio do trabalho com temas relacionados com a tecnologia
e, evidentemente os assuntos que chamam mais atenção dos alunos que vamos,
inserir o ensino artístico na programação diária tecnológica e globalizada que
os mesmos realizam diariamente, tendo de forma interdisciplinar a contribuição
da disciplina de história, para levantar discussões sobre os conteúdos e
metodologias utilizadas anteriormente que não deram certo, na evolução da
aprendizagem escolar de Sena Madureira.
Motivação
Conhecendo
a realidade de Sena Madureira, e vivenciada no ano de 2011 nas
Disciplinas de Estágios Supervisionados, que tive a oportunidade de obsevar,
auxiliar e lecionar, nas séries do ensino fundamental, e pela experiência que
tenho como professor, tendo em vista que leciono há seis anos, para o 1º ao 5º
ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Boa Vontade, assim percebemos
muita irregularidades no ensino de arte, dessa forma vejo a necessidade de
inserir a tecnologia na metodologia dos professores, para que o sucesso, da
aprendizagem chegue ao nível tecnológico que a nossa era se encontra
atualmente.
Objetivo geral
O
objetivo desse projeto é transmitir para os professores, que a Disciplina de
Arte deve ser trabalhada também com as tecnologias que possuímos, em relação à
era digital que estamos nesse sentido pretendo apresentar a arte contemporânea,
assunto esse que sentimos falta na educação artística do município, é uma forma
dos professores entenderem que a disciplina de arte, principalmente o conteúdo
Arte Contemporânea deve ser trabalhada com o auxilio da área tecnológica, quero
utilizar dois textos, para embasar mais os argumentos dos professores, Os
Benefícios das Inovações Tecnológicas Em Sala de Aula e a Terceira Revolução
Industrial.
Objetivos específicos de Arte
·
Mostrar
que através dessa metodologia a aula se torna mais proveitosa e atrai mais
atenção dos alunos.
·
Registrar
a opinião do público sobre a proposta apresentada.
·
Contextualizar
a importância de inserir a tecnologia, pois contribuirá para inclusão digital.
Objetivo específico de história
·
Perceber
o quanto a arte evoluiu desde o período da pré-história até a arte
contemporânea.
·
Apresentar
através de comentários sobre a Revolução Tecnocientífica.
·
Contextualizar
sobre o ensino de arte antigamente no município e como pretendemos
modificar com a nova metodologia o nosso presente.
Público alvo
O
projeto A metodologia do século XXI para a melhoria do ensino de artes em Sena
Madureira com o auxílio da história.
O meu
público alvo será os professores que lecionam a Disciplina de Artes na Escola
Instituto Santa Juliana, que serão os avaliadores do projeto, assim pretendo
mostrar que utilizando a tecnologia no ensino artístico facilita a aprendizagem
dos alunos por isso quero apresentar para os docentes, nesse sentido é uma nova
metodologia de ensino e aprendizagem de arte para a Escola.
Metodologia
·
Entregarei
uma semana adiantada o convite, para a exposição do projeto;
·
No dia
da exposição iniciarei cumprimentando a todos com um bom dia, farei a leitura
de um texto reflexivo, em seguida apresentarei o projeto;
·
Abrirei
uma discussão prévia sobre a nova metodologia de ensino de artes;
·
Apresentação
em slides falando dos conteúdos: Os Benefícios das Inovações Tecnológicas Em
Sala de Aula, Terceira Revolução Industrial e a Arte Contemporânea, assim faremos
leitura e comentários.
·
Uma
pausa para dialogar sobre a apresentação;
·
Apresentação
em slides de metodologias trabalhada por professores de arte que são formados
em outras áreas do conhecimento;
·
Socialização
dos professores comparando as duas metodologias de trabalho na área de arte;
·
Distribuirei
folhas de papel com pauta para os professores desenvolverem um pequeno texto
falando de suas opiniões sobre o projeto e se essa nova metodologia facilita a
aprendizagem.
·
Contextualização
e avaliação dos argumentos discutidos pelos professores no final da
apresentação do projeto;
Recursos
·
Slides
do projeto;
·
Notebook;
·
Data
show;
·
Papel
com pauta;
·
Caneta;
·
Quadro
magnético;
·
Pincel
para quadro magnético;
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Beba Almeida, Os benefícios das
inovações tecnológicas em sala de aula, [online] disponível em:
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2839710, Acessado em: 21de abril de
2012. O mesmo pretendo distribuir cópias para os alunos para realizarmos o
debate sobre o assunto.
Eduardo Freitas, Terceira Revolução
Industrial, [online] disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/terceira-revolucao-industrial.htm,
Acessado em: 04 de maio de 2012. O mesmo pretendo distribuir cópias para os alunos para realizarmos o
debate sobre o assunto.
Enciclopédia
Itaú Cultural Artes Visuais, Arte Contemporânea, [online] disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=354,
Acessado em 04 de maio de 2012. O mesmo pretendo distribuir cópias para os alunos para realizarmos o
debate sobre o assunto.
http://www.colegioweb.com.br/geografia/a-globalizacao-mundializacao-do-capitalismo.html,
Acessado em: 20 de agosto de 2011.
http://www.infoescola.com/geografia/globalizacao/,
Acessado em: 22 de agosto de 2011.
http://pt.shvoong.com/social-sciences/1718298-que-%C3%A9-globaliza%C3%A7%C3%A3o/
Acessado em: 03 de Setembro de 2011.
MORAES, Maria Cândida. O
paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus, 1997.
SOARES, Magda Becker, Letramento: um tema em
três gêneros Belo Horizonte: Autêntica. (1998).
Inquietações e mudanças no ensino da
arte/ Ana Mae Barbosa (org.). -4.ed.- São Paulo: Cortez, 2008.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Adriano!
ResponderExcluirMuito bom seu blog, seu projeto irá contribuir de forma significativa, ele possui conhecimentos construtivos.