sexta-feira, 11 de junho de 2010

Artigo de Opinião

Educação de Qualidade Para Nossas Crianças

Com o objetivo de transmitir o processo de aprendizagem da cultura da nossa região, como acontecimento que está em fase de desenvolvimento, principalmente na área do ensino de nossas crianças, tendo em vista a carência de professores formados em áreas especifica. Mais aos poucos esses fatos estão se transformando e surgindo uma nova perspectiva para suprir essa necessidade.

Assim temos o papel de tomar essa deficiência encontrada pelo lado de seus efeitos sociais, que visa alcançar total sucesso educacional dos estudantes, principalmente os de classe baixa, que os pais têm poucas condições de investir no futuro do ensino dos filhos, que passam a desenvolver atividades relacionadas a serviços domésticos e na venda de produtos alimentícios. Com as novas proposta para uma educação de qualidade queremos mudar esse quadro para uma condição de vida mais acessiva, ela estará trazendo consigo uma inovação, que levará certo tempo para conquistar a sociedade.

Assim sendo a comunidade está acostumada com uma vida simples, sem o interesse de educar os filhos com níveis de escolaridades mais altos e avançados, estando assim vivenciando um novo mundo, transformando o nosso cotidiano, em uma variedade de emoções e sentimentos.

Dessa forma estaremos transformando a maneira de pensar e vê a educação como uma obra evolutiva em que, as pessoas deverão ser atraídas pelas novidades apresentadas, estimulando dessa forma a busca pelo aprofundamento nas novas expectativas de reconhecer e modificar a realidade vivenciada.

É importante que o trabalho do educador transforme com um amadurecimento intelectual, emocional, comunicacional e ético, facilitando o processo de organizar a aprendizagem, transformando em pessoas abertas, sensíveis que passam a ter uma nova visão de mundo, capazes de estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação.

Com base na idéia de uma escola, com uma educação compreendida como um sistema aberto, vivo, que traga energia ao meio. Uma nova educação que tudo está em movimento, em processo, um conhecimento em constante construção, mediante transformações, com enriquecimento mútuo. E que o professor venha ser a ponte entre o conhecimento e o contexto com seus produtores-receptores.

(Autor: Adriano José Apolinário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário